domingo, 25 de setembro de 2011

Bicicleta e Mêtros a solução?



Hoje dia 25 de setembro houve mais um passeio da Rede Globo, conduzido pelo Corujaqueira com apoio de outros grupos e do Bptran, a pergunta que não quer calar é o seguinte pra que e porque? se não vejamos:passeio curto, lento, por ruas já por demais conhecidas dos ciclístas e sem nenhum atrativo;
Perde-se a oportunidade de aproveitar o grande veículo de comunicação que é a Rede Globo para reivindicar a construção de ciclovias ligando os bairros e a cidade como um todo e fica a pergunta um grupo grande como o Corujaqueira porque apoiar uma passeio como esse e não tirar proveito para reivindicar afinal qual o papel de grandes grupos ciclísticos não é justamente isso ou vamos ficar eternamente usando a bicicleta só pra lazer e não pras coisas sérias como transporte por exemplo, e os filhos e netos? e a poluição e os engarrafamentos? peca o Corujaqueira e os outros grupos no mínimo por omissão.

Projeto futurista mas possível

Mêtro de Chicago

Mêtro de Chicago




Além das bicicletas, o outro transporte capaz de desafogar o trânsito no caótico Recife,  se os governantes enxergassem seria o mêtro suspenso como o de Chicago nos Estados Unidos da America, ligando não só regiões, mas bairros, exemplo centro-Graças-Casa Forte; centro-espinheiro-Casa Amarela e por aí vai, os ônibus ficariam só para bairros mais distantes como uma integração, com isso tiraria-se os ônibus do centro outra medida, necessaria e urgente e fácil de se fazer seria rodízio de carros, rever o zoneamento das construções não permitindo construir mais prédios em bairros já saturados, todas essas medidas poderiam melhorar e muito os problemas de trânsito no nosso querido e maltratado recife vitima de políticos incompetentes.    

2 comentários:

  1. Isso mesmo Chapelão!!!

    É incrível como os grupos (de ciclismo ou não) que promovem/participam desse grandioso evento não plantam nenhuma sementinha para colher uma infraestrutura melhor para os ciclistas. tudo precisa melhorar muito, principalmente a mentalidade da galera que só enxerga a bici como um lazer de terça à noite... vamo acordar galera... NÃO DÁ + PARA VIVER ANDANDO DE CARRO ATÉ A PRÓXIMA ESQUINA... a bici é a MELHOR opção, possa crer!

    ótimo post!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Giba... Concordo com vc sobre o passeio da Globo. Lembra os velhos passeios da Primavera, só com outro nome. Puro lazer, sem por na mesa as questões essenciais do uso da bicicleta na cidade: cidade plana, baixo custo, qualidade de vida, segurança pública. Real perda de oportunidade. Deixei de participar depois da primeira vez. Quanto ao Metrô, tenho outro ponto de vista. O problema nosso é sempre excesso de carros. Botar o transporte público para cima ou para baixo da terra, não resolve a mentalidade do recifense. Ele está apegado ao carro. No principio, vai melhorar, depois TODO mundo vai querer um carro. E o custo do Metrô suspenso nem terá sido pago ainda e o trafego já estará parado de novo. A solução é simples: o poder público precisa pensar no público. No espaço público para todos e não para os carros. Precisa se decidir e agir de forma a dizer a quem só usa o carro que a cidade é de todos, e a prioridade é para o transporte coletivo. Quando o coletivo for prioridade, quem usar o carro já sabe que vai ficar preso em engarrafamentos vendo os ônibus passarem com prioridade. Uma hora, CAI A FICHA, e resolvem deixar o carro em casa. Os ônibus rodando mais rápido e logo, mais cheios, passam a render mais as empresas, e a prefeitura a cobrar delas mais ônibus, melhor serviço, mais transparência. Menos prioridade para o carro vai estimular motos e bikes. Ai cabe novo controle nas motos, com maior fiscalização aos abusos. As bikes podem ser estimuladas com ciclofaixas e ciclovias, levando as pessoas a se perguntarem porque têm carro ou moto, se a bike é mais barata e tem tanta proteção, e rodam com mais independencia que os ônibus?! Enfim, entendendo que o carro é o problema, e estimulando as formas mais eficientes, limpas e tranquilas de se mover, é que conseguiremos reduzir os problemas e melhorar o tráfego em Recife.

    ResponderExcluir