segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O APOCALIPSE ANUNCIADO...

Artigo tirado doPedalando e Olhando do Rogério Leite

Amigos...

Já comprou sua bicicleta? Não pedala ainda? Então aprenda! Ontem o Governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para as obras da "mobilidade" para a Copa de 2014.  Levaram 20 anos sem fazer muito para melhorar a mobilidade no Recife e de repente, assinam tudo! E o que vc tem com isso?  Pense um pouco:

VOCÊ USA A AGAMENON MAGALHÃES, DOM BOSCO, RUI BARBOSA E JOAQUIM NABUCO?
Vão fazer 4 viadutos na Agamenon entre essas outras ruas. E apesar de toda a evolução da construção civil, ainda não trazem eles prontos de helicóptero e botam no lugar para ser usado! Vão precisar criar "canteiros de obra"... 4 para ser exatos, no trecho mais enrrolado da espinha dorsal da mobilidade da cidade.  E aposto que vão colocar uma plaquinha "TRABALHANDO PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA DE MOBILIDADE"!!! Dois anos penando para ir e vir por ali, se você acha que vamos conseguir resolver isso tudo em 18 meses?! KKKK

VOCÊ USA A CAXANGÁ ou a REAL DA TORRE ou a BENFICA?
Vão fazer um túnel no final da Real da Torre, mergulhando por baixo da Caxangá, para que os carros NÃO ATRAPALHEM os ônibus passando! Não bastava tirar os carros?! Bem, mas juntando o túnel com o elevado para o NOVO corredor Leste-Oeste passar pela Estrada dos Remédios, e mais o viaduto no Cordeiro, então, prepare-se! Não vai sobrar 1 cm de espaço para vc usar seu carrinho! 

Tudo isso porque OBRA IMPRESSIONA. OBRA PERMITE "UM POR FORA"!  OBRA APARECE. Mas quem viver verá que são apenas paliativos para acobertar a falta de trabalho para melhorar realmente o trafego na cidade, para incluir a bicicleta como veículo, tirar ou reduzir o número de carros nas ruas, abrir espaço para os ônibus que existem poderem trafegar mais rápido, pontuais e com mais conforto.  Para isso criam BRTs, TERMINAIS, etc.. mas não mexem nos carros. Esses são sagrados!

Por isso fique esperto e trate logo de comprar sua BIKE!  Quem sabe aproveitamos esse nó para mostrar ao poder público que somos a solução real para melhorar a mobilidade da cidade. Ou você acha que vamos ter outra forma além dessa de nos deslocar no meio dessa zona toda!?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MULHERES CICLISTAS NOTÁVEIS E PIONEIRAS:MIRIAM SONODA

Há  muitas mulheres notáveis no ciclismo Pernambucano e começamos essa série com uma  entrevista com a grande ciclista e pioneira Miriam Sonoda.

MIRIAM SONODA





1-Há quanto tempo vc pedala? E como  começou ?

QUERIDO, SE EU CONTAR VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR.
SEMPRE FUI LOUCA POR BICICLETA E NOSSA FAMÍLIA NÃO TINHA CONDIÇÕES FINANCEIRAS, MAS NÃO TINHA MESMO, MAL CONSEGUÍAMOS UMA BOA ALIMENTAÇÃO. COMO NAQUELA ÉPOCA(1965)   EM OLINDA ÉRAMOS UNIDOS, SEMPRE ANDAVA EM ALGUMA BICICLETA EMPRESTADA.
DESDE PEQUENA SENTIA A BRISA EM MEU ROSTO, APRECIAVA TUDO A MINHA VOLTA, POIS A BICICLETA TE PROPORCIONA UM ÂNGULO DE 360 GRAUS DE VISÃO, SABIA QUE TINHA MUITO MAIS DISPOSIÇÃO FÍSICA E SEMPRE CONHECIA AMIGOS INCRÍVEIS.
MINHA PRIMEIRA BIKE FOI UMA MONARK VERDE, ELA JÁ ERA PEQUENA PARA MIM QUE ESTAVA COM 10 ANOS MAS ERA O QUE A GRANA DEU PARA PAGAR.
QUANDO O CAMINHÃO DA MESBLA CHEGOU PELA MANHÃ E DESCEU A BIKE EU SENTEI NELA E SUMI, ANDEI OLINDA TODINHA E À NOITE TIVE QUE DORMIR COM UMA BOLSA DE ÁGUA NO BUMBUM.
DESSE DIA 06 DE FEVEREIRO DE 1965 NUNCA MAIS DEIXEI DE PEDALAR.
ACREDITO, INCLUSIVE, QUE EM 1973 E 1976 EU ERA A ÚNICA MULHER GRÁVIDA QUE ANDAVA DE BIKE.
PORTANTO, AMIGO, PEDALO HÁ 46 ANOS  SEM PARAR.

Foto histórica Tomaz Lemos, Marcia Cunha, Gilvan Sobral e na extremidade esquerda Miriam staff original do APS

3-quando começou as trilhas e com que grupo?

AS TRILHAS FOI NO ANO DE 1981 EM BELÉM DO PARÁ COM O GRUPO DA UFPA(UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ), NÃO HAVIA UM NOME ESPECÍFICO, POIS ERAM ESTUDANTES QUE SE REUNIAM NA CIDADE UNIVERSITÁRIA E SAIAM PEDALANDO, TRILHA BRABA COM COBRAS E ARANHAS CARANGUEJEIRAS. SEMPRE MARCÁVAMOS PARA IR COM O APOIO DA "CHÁCARA RETIRO DOS NETOS" DE UMA AMIGONA, A NAZARÉ.
INFELIZMENTE NÃO HAVIA FACILIDADE DE FOTOS E AS QUE FORAM TIRADAS SE EXTRAVIARAM.

 4-como começou sua história com o Corujaqueira?

ANTES DO CORUJAQUEIRA PEDALEI COM O GRUPO DA ACADEMIA DE AUSTRO FILHO (1983). DEPOIS CLUBE 89 (1985), DEPOIS COM O GRUPO DA ACADEMIA IMPACTO, SEMPRE APÓS AS AULAS DA ACADEMIA SAÍAMOS PEDALANDO POR RECIFE, NESSA ÉPOCA SEM CAPACETE, LUVAS E PISCAS, SOMENTE COM UM APITO NO PESCOÇO "QUE LOUCURA".
DEPOIS FIQUEI PEDALANDO SOZINHA, QUANDO CONHECI NA JAQUEIRA FERNANDO MACIEL E JUNTAMENTE COM GIL, MÁRCIA E BEL, FIZEMOS UM GRUPO QUE PEDALAVA TODOS OS DOMINGO PELA MANHÃ.
FOI QUANDO CONHECEMOS O CORUJAQUEIRA E A PARTIR DO FINAL DE SETEMBRO COMEÇO DE OUTUBRO QUE DEMOS INÍCIO AS PEDALADAS COM O CORUJA. DEPOIS DECIDIMOS DAR UM NOME AO NOSSO GRUPO E SINTO MUITO ORGULHO DE TER DADO O NOME DO GRUPO DE CICLISMO MAIS COMPANHEIRO DO MUNDO: "AMIGOS PARA SEMPRE, ABREVIADO POR NOSSO AMIGO TOMAZ LEMOS DE APS. EM 2005 FUI CONVIDADA POR EURICO FRANÇA PARA PARTICIPAR DO GRUPO CORUJAQUEIRA COMO GUIA.
 
5-e o Roberto  há quanto tempo vcs são casados e ele sempre pedalou com vc?
CONHECI ROBERTO NO CORUJAQUEIRA E APÓS DOIS ANOS, NOS CASAMOS, FAZEM CINCO ANOS. É MARAVILHOSO VOCÊ TER UM COMPANHEIRO QUE PARTICIPA DE MOMENTOS INCRÍVEIS E ALEGRES QUE O CICLISMO NOS PROPORCIONA, SEM FALAR DA CONVIVÊNCIA SADIA DOS AMIGOS.
 
O GRANDE CICLISTA E MAIOR GUIA DE FLUXO DO RECIFE  ROBERTO E SUA ESPOSA  MIRIAM SONODA


PALAVRAS DE MIRIAM SONODA

A BICICLETA FOI O SONHO DE UMA MENINA, POIS ELA JAMAIS GOSTOU DE BONECAS, O QUE ELA DESEJAVA ERA UM MEIO QUE A LEVASSE ÀS ALTURAS, POIS O CÉU AZUL OU ESTRELADO SOBRE SUA CABEÇA E A BRISA MANSA TOCANDO SUA PELE LHE PROPORCIONAVA E PROPORCIONA  A MESMA SENSAÇÃO DE UM VÔO, TORNOU-SE REALIDADE GRAÇAS A MINHA FAMÍLIA QUE ECONOMIZOU PARA ADQUIRIR MINHA PRIMEIRA BIKE, E ESTA, A GENTE NUNCA ESQUECE.
HOJE, GRAÇAS A DEUS, TENHO UMA SUPERBIKE - MEGABEBÊ E INVISTO PESADO NELA E NOS MATERIAIS DE SEGURANÇA.
AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE TER FEITO UMA VIAGEM NO TÚNEL DO TEMPO E ACONSELHO A TODAS AS PESSOAS QUE PARTICIPEM DESSE MOMENTO MÁGICO QUE É PEDALAR.

 ORIGEM DO NOME SONODA

MEU AVÔ VEIO NO PRIMEIRO NAVIO SAÍDO DO JAPÃO PARA O BRASIL, TASARU MARU, JÁ FAZEM MAIS DE 100 ANOS. "SONODA" É O SOBRENOME DO MEU PAI E TENHO MUITO ORGULHO DESSE SOBRENOME POIS MEU PAI FOI E CONTINUA SENDO UM COMPANHEIRO INCRÍVEL EM TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA.
COM CARINHO - BJS
MÍRIAM

MIRIAM SONODA, MARCIA CUNHA, ROBERTA TAVARES E GILVAN SOBRAL COMEÇO APS
MARCIA CUNHA E MIRIAM SONODA GUIAS APS ATUAL 2011
MIRIAM FAZENDO TRILHA

ROBERTO E MIRIAM SONODA FAZENDO TRILHA

MIRIAM FAZENDO TRILHA COM KENYA LIBERATO


CONCLUSÃO:

MIRIAM SONODA É UMA DESSAS MULHERES DESTEMIDAS E É UMA PIONEIRA EM PEDALADAS DE BICICLETAS AQUI EM PERNAMBUCO, UMA GRANDE CICLISTA PEDALA MUITO BEM, SEJA NO ASFALTO OU NA TERRA, UMA GUIA DE GRUPO MUITO EXPERIENTE, FOI GUIA PRINCIPAL DO  CORUJAQUEIRA POR MUITOS ANOS, O QUE NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA.PODE SER CONSIDERADA UMA DAS CRIADORAS DO APS MAS NÃO CONTINUOU A FRENTE DO GRUPO POR QUESTÕES DAS VOLTAS DO DESTINO QUE A LEVARAM MUITAS VEZES POR OUTRAS ÁGUAS(CO-CRIOU O NOME JUNTAMENTE COM MÁRCIA CUNHA ATUAL COORDENADORA DO GRUPO), ATUALMENTE ANDA EM VÁRIOS GRUPOS POR DIVERSÃO SEM VÍNCULO ESPECÍFICO COM NENHUM SÓ O VÍNCULO DO LASER E DO PRAZER DE PEDALAR QUE É ALGO QUE ELA GOSTA