domingo, 16 de outubro de 2011

CICLISTAS DIFERENCIADOS

vários bons ciclistas  por esse Brasil à fora; agora o que dizer de ciclistas que têm algo a mais? um desses ciclistas está bem aqui em Pernambuco o seu nome Edilson José Lins, 64 anos, aposentado e uma verdadeira lenda ciclística aqui em Pernambuco e nos grupos ciclísticos que o mesmo anda, como Bigode`s Pedal e Pedal Clube, dois grupos ciclísticos que só andam no vapor ou seja rápido. 
O seu Edilson(Lenda para os admiradores) pedala desde 2005 em grupos ciclísticos, mas o começo de suas pedaladas remonta aos tempos em que morava em Ouro Preto Olinda e ia trabalhar em Boa viagem na Visconde de Jequitinhonha cerca de 40 kms todos os dias o que perfaz 240 kms por semana e cerca de 960 kms por mês; não é a toa que seu Edilson com bicicletas pesadas e antiguadas supera as bicicletas  modernas inclusive as de carbono, por isso seu apelidio de "lenda".
O seu Edilson é uma pessoa de hábitos simples, uma pessoa muito educada um verdadeiro gentleman, e sua grande paixão são as viagens de bicicleta que faz devorando ou melhor pedalando grandes distâncias geralmente por volta de 200 kms por dia, o que pra quem já pedalou  sabe que não é mole não e não é pra qualquer um não, poucos conseguem pedalar 200 kms num dia e o que dizer de pedalar 800 kms em 4 dias numa bicicleta de 25 kgs e sistema de transmissão antiguada? pois seu Edilson fez essa façanha indo pedalando daqui até Fortaleza no Ceara em 4 dias!
Quer ver uma curiosidade do sr. Edilson? o mesmo não sabe trocar um pneu! na última viagem para Fortalez teve que empurrar a bicicleta por cerca de 25 kms até uma cidade que tivesse borracharia para consertar o pneu, curiosidades de uma lenda do ciclismo. 

Edilson"Lenda" Lins




Eu, Carlos Freitas"Bigode" e Edilson"Lenda" Lins

domingo, 2 de outubro de 2011

Grupos ciclísticos APS



Há alguns anos a moda de pedalar em grupos tomou conta de nossa cidade, é um verdadeiro fenômeno cultural que renderia tese para inúmeros sociólogos.
Há quem pedale por paixão, outros por saúde e outros para fazer amigos.
O certo é que os grupos ciclísticos começaram a surgir tímidos com poucas pessoas que gostavam de pedalar e com o tempo os grupos que persistiram cresceram muito, cada um com seus objetivos semelhantes e diferentes ideologias, grupos noturnos e grupos diurnos.
O grupo Amigos Para Sempre conhecido como APS é um dos principais grupos ciclísticos do Recife que sai aos domingos do Parque da Jaqueira pela manhã, surgiu em setembro de 2004 , fundado por Gilvan Sobral, Márcia Cunha, Fernando Maciel e Isabel Teles, que  costumavam fazer cooper  todas as tardes na Jaqueira. Um deles, não se sabe quem foi, propôs pedalar aos domingos. Cada domingo por um lugar diferente.A origem do nome foi proposto por  Márcia Cunha, que queria colocar "Amigos", Míriam Sonoda, que já pedalava com eles, queria "Amigos para Sempre", não estava decidido ainda o nome até a  primeira comemoração natalina em dezembro daquele ano, na comemoração Míriam Sonoda levou um cartaz com o nome "Amigos para Sempre" e assim ficou. Roberta Tavares conheceu o grupo nessa comemoração  que tinha Márcia cunha, Míriam sonoda, Gilvan Sobral, Fernando, Isabel e uma moça chamada Patrícia que pedalou por pouco tempo.Outra curiosidade é que em 2009 Roberta Tavares  criou o blog do APS portanto de uma certa forma também é criadora do grupo, pois deu visibilidade ao APS. 
No começo o APS saía aos domingos como ainda sai hoje só que antes era às 9h e atualmente sai às 8 horas a exceção do chamado passeio longo que sempre sai às 7 horas.
O nome Amigos Para Sempre parece que foi algo profético pois sem sombra de dúvidas sem querer ofender outros grupos, é o grupo ciclístico mais amigo,divertido, solidário e amistoso de todos os grupos Pernambucanos.O objetivo é se divertir conhecendo novos lugares e novas culturas preservando sempre o meio ambiente e sempre num clima de descontração, ordem, educação e amizade e sem fins lucrativos ou políticos.  
A primeira camisa do grupo saiu em 2005, Tinha um velocípede na frente; A segunda veio em 2006. Trazia a imagem de um galgo inglês, um cão conhecido por sua leveza e capacidade de amar o companheiro. Nos anos seguintes, 2007 e 2008, a camisa trazia apenas o  nome e apelido do grupo. Somente em 2009 o webdesigner e engenheiro químico Rogério Leite  presenteou o grupo com um belo desenho que seria como uma identidade para o grupo APS, a imagem de uma família passeando tranquila e curiosamente, buscando novos lugares. 
Isso e muito mais é o APS, um domingo nunca é igual ao outro, criatividade em percursos não falta  aos organizadores e bom humor é uma constante no grupo.
Atualmente do grupo original remanesce como coordenadores Gilvan Sobral e Marcia Cunha, e como fotógrafa e redatora Roberta Tavares.
Gilvan Sobral e Roberta Tavares
Perfil de  Gilvan Sobral: É um dos fundadores e coordenador do APS, é uma pessoa muito responsável, brincalhão, educado e excelente ciclísta e guia, grande mecânico é uma espécie de faz tudo na mecânica "só não conserta o que não tiver conserto"; na vida profissional é Ten Cel PM da reserva remunerada.

 
Perfil de Roberta Tavares:É a fotógrafa e redatora oficial do grupo,é uma pessoa muito educada e amável, sempre com um sorriso caloroso, ama a fotografia que é a sua atual profissão há 11 anos, e antes disso foi jornalista, trabalhando por 32 anos em televisão, revista, jornal e assessoria de imprensa. Quando se aposentou estava na assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, onde foi assessora e editora do Diário Oficial do Poder Judiciário.






Marcia Cunha


Perfil de Marcia Cunha: Foi uma das fundadoras e co-autora do nome do grupo, já que a primeira idéia do nome foi dela, é atleta gosta de fazer cooper na jaqueira, é professora de artes da Secretaria de Educação e está atualmente fazendo um curso de mestrado em história das artes  na Espanha em Alicante por 2 anos, estando no período de estudos afastada do grupo, voltando sempre nas férias e reassumindo o seu lugar de coordenadora do grupo.Além de pedalar e fazer cooper outra paixão dela é dançar um forrozinho coisa que não tem na Espanha.Continua treinando cooper na Espanha, além de estar pedalando lá também quando o tempo dos estudos permite.


APS é religiosidade no Morro da Conceição

APS são trilhas em Aldeia

APS é cultura em Igarassu

APS é pedalar em estradas

APS é clube de campo Show de Bola